Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Águas de Lindóia, domingo, 28 de abril de 2024 Telefone (19) 3924-8150 /

Atendimento Atendimento: Segunda a Sexta-feira das 08:00 às 17:00 horas.

Domi
28/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 18 °C
Índice UV
7.0
Segu
29/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 19 °C
Índice UV
7.0
Terç
30/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 19 °C
Índice UV
7.0
Quar
01/05
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 18 °C
Índice UV
7.0

HISTÓRIA

SOBRE O SAAE
 

O  SAAE – Saneamento Ambiental de Águas de Lindóia é uma autarquia municipal responsável  em planejar, executar e operar os serviços de captação, tratamento e  distribuição de água potável, coleta e transporte de esgoto do município de  Águas de Lindóia – SP.
Hoje  o SAAE abastece com água tratada 100% das casas da área urbana e uma parte da  área rural, coleta 96% do esgoto e trata 30% de todo esgoto coletado no  município.

 

SAAE em Números:
Atuam  na administração e operação do SAAE 73 servidores.


O  SAAE conta com:

  • 100% de água distribuída
  • 93% de Esgoto coletado;
  • 30% de Esgoto Tratado.
  • 7.115 ligações de água hidrômetradas;
  • 6.540 ligações de esgoto;
  • 9.209 ligações de economias.
  • 02 Estações de Tratamento de Água (ETA) do tipo convencional: sendo uma localizada no  centro do município com capacidade de até 100 l/s e outra localizada no bairro Jaboticabal com capacidade de até 30 l/s.
  • 02 Estações de Tratamento de Esgoto: ETE Barreiro com capacidade de até 30 L/s.
  • ETE Moreiras em fase de teste, aguardando início da operação.
  • 126 Km de Extensão de Rede de Água;
  • 120 Km de Extensão de Rede de Esgoto;
  • 21 Km de Extensão de Emissários de Esgoto.

 

BREVE HISTÓRICO

Em 1975 foi criado o SAAE – SERVIÇO  AUTONOMO DE AGUA E ESGOTO, através da Lei Municipal nº 1.125 de 16 de março de  1975, como órgão gestor dos serviços de saneamento do município de Águas de  Lindóia-SP.

 

O primeiro diretor do SAAE foi o  Sr. Vitor Domingues, nomeado pelo então Prefeito Sr. Adolpho Mantovani.  Posteriormente, assumiram o cargo de Diretor do SAAE: José Uberto Rodrigues,  Paulo de Castro Ribeiro, Airton Damaso, Luiza de Carvalho, Helio Pirani, Joel  Ferrari, Salvador Di Bonito, Hilario Piffer Jr, José Eduardo Fregonesi, Salvador  Barbato, Guilherme Gorski Damaceno, Pedro Camilo Rieli, Luciano Carvalho Fiori e Luiz Augusto Rodrigues e João Batista Orrú (atual diretor presidente).
Em 2009, o SAAE- Serviço Autônomo de  Água e Esgoto passou a ser SAAE - Saneamento Ambiental de Águas de Lindóia,  como parte da Reestruturação Administrativa da Autarquia realizada no mesmo ano,  regida pelas Leis Complementares 131/2009 e 132/2009, visando melhoria da  qualidade, aumento da produtividade, eficiência e eficácia dos serviços de  saneamento no município. No mesmo ano, o SAAE realizou o concurso da nova  logomarca do SAAE Ambiental entre alunos de escolas municipais, estaduais e  particulares do município. O concurso contou com a participação de  aproximadamente 600 alunos de 5ª a 8ª séries. 
Hoje, o SAAE Ambiental encontra-se com  uma equipe técnica especializada, a qual constantemente desenvolve projetos  relacionados ao Saneamento para obtenção de fundos junto ao Governo Federal e Estadual,  visando sempre melhorar a sua prestação dos serviços.   
Além de prestar os serviços essenciais  de tratamento de água e esgoto, o SAAE tem desempenhado e apoiado eventos e programas  ambientais, além de serviços como combate a incêndios e limpeza de galerias de  águas pluviais. 
O SAAE Ambiental, procurando  desenvolver ações mais objetivas nos sistemas de  saneamento e meio ambiente, assume os seguintes compromissos:

  • Aumentar a cobertura e eficiência da rede de distribuição de água tratada.
  • Aumentar a coleta, transporte e tratamento dos esgotos gerados.
  • Reduzir o volume de perdas físicas dentro do sistema.
  • Aumentar o fornecimento de água para as necessidades humanas.
  • Atingir padrões de qualidade de água e de tratamento de esgoto internacionalmente       reconhecidos.

 

ETE Moreiras.
Este  empreendimento foi custeado pelo Programa Água  Limpa da Secretaria de Saneamento e Energia do governo estadual, sendo  coordenado pelo DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica. No final de  dezembro de 2010, o SAAE recebeu a Licença Ambiental Prévia e de Instalação da  CETESB para este empreendimento. No momento, a estação encontra-se em pleno funcionamento, atingindo altos índices de eficiência no tratamento do esgoto.

Com esta estação em funcionamento, o  município deu um salto significativo no índice de tratamento de esgoto, indo  dos 30 para 80%, uma vez que a estação trata o esgoto da região  central de Águas de Lindóia, que corresponde a aproximadamente 50% do esgoto  gerado pelo município.

 

ETE do Pelado
A Estação de Tratamento de Esgoto está sendo financiada pelo Governo Ferderal através da Fundação Nacional da Saúde (FUNASA) e encontra-se na fase final das obras.

Com esta estação em funcionamento, o  município pássará a ter 98% do esgoto tratado. Somando-se aos 30% da ETE Barreiro e aos 50% da ETE Moreiras, fechando praticamente os 20% restantes. A Estação tratará o esgoto gerado nos bairros dos Francos, Pimentéis, Porfírios, Pelado e Jd. Europa.  

Portal da Transparência

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Segunda a Sexta-feira das 08:00 às 17:00 horas.

CNPJ: 46.439.865/0001-50Razão Social: SANEAMENTO AMBIENTAL DE AGUAS DE LINDOIANome Fantasia: SAAE

SIGA NAS REDES SOCIAIS

Facebook

CONTATO

Alameda Rotary, 60
Centro
Águas de Lindóia - SP
CEP: 13940-000
Telefone: (19) 3924-8150 /
E-mail: contato@saae.aguasdelindoia.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 25/04/2024 16:57:50

Saneamento Ambiental de Águas de Lindóia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.